Número total de visualizações de páginas
19/12/2010
03/12/2010
PINK FLOYD
A origem do nome "Pink Floyd" deve-se à admiração do fundador desta banda, Syd Barrett, pela arte dos músicos Pink Anderson e Floyd Council, dos Blues."É um dos grupos mais influentes na história do rock, além de um dos mais bem sucedidos, tendo vendido quase 200 milhões de cópias de seus álbuns.A produção The Dark Side of the Moon manteve-se no Top 100 Billboard de vendas, durante mais de uma década, e continua a ser um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos.
Liderada pelo lendário cantor e compositor Syd Barrett, o grupo tinha um modesto sucesso na segunda metade da década de 1960, produzindo rock psicodélico. Problemas com as drogas, levaram a que Barrett fosse forçado pelos seus colegas da banda, a afastá-lo e substituí-lo pelo guitarrista e cantor David Gilmour.
Com a saída de cena de Barrett, o baixista e vocalista Roger Waters, gradualmente, tornou-se o líder e principal compositor de Pink Floyd. Esta fase foi marcada pela produção de álbuns como The Dark Side of the Moon (1973), Wish You Were Here (1975), Animals (1977) e The Wall (1979) --- álbuns que obtiveram êxito mundial, foram aclamados pela crítica especializada e figuraram em listas dos mais vendidos e populares em vários países.
Mas, após o álbum, The Final Cut, (1983), o grupo separou-se. Em 1985, Waters declarou que Pink Floyd estava extinto, mas os demais membros - agora liderados por Gilmour, na altura o ainda vivo teclista Rick Wright e o baterista Nick Mason -, após uma acção judicial , retomaram a banda com o nome oficial e continuaram com o seu trabalho musical - com grande sucesso comercial - e, finalmente, fecharam um acordo com Waters.
Em 2 de Julho de 2005, e pela primeira vez em 24 anos, a formação mais clássica de Pink Floyd voltou a tocar, para a sua maior plateia, no concerto Live 8, em Londres, Reino Unido. Em 15 de Setembro de 2008, o teclista Richard Wright morreu, pondo um fim no sonho de um possível retorno dos Pink Floyd.
Em entrevista concedida ao jornal italiano La Repubblica, no dia 3 de Fevereiro de 2006, Gilmour indicava o fim de Pink Floyd, declarando que o célebre grupo não produzirá qualquer novo material, nem voltará a reunir-se, novamente. No entanto, a possibilidade de se fazer uma apresentação similar ao Live 8 não foi descartada, tanto por Gilmour como por Mason."
